Os benefícios da equoterapia para crianças especiais

A equoterapia é uma das modalidades de tratamento para crianças portadoras de necessidades especiais. Realizada com a criança sentada sobre o cavalo, o fisioterapeuta usa se utiliza dos movimentos multidirecionais, realizados pelo animal, para que a criança consiga atingir os objetivos terapêuticos.

A criança locomovendo-se sobre o cavalo é submetida a uma série de movimentos em múltiplos planos (para cima e para baixo, para um lado e para o outro, para frente e para trás) que vão estimular seu sistema neurológico e esquelético, permitindo inúmeros benefícios. O cavalo é o estimulador motor e sensorial para a criança.

Como é feito a terapia com o cavalo?

É necessário sempre ter um auxiliar guia para conduzir o cavalo, que fique em pé para puxar e conduzir o animal pela rédea.

O fisioterapeuta pode estar a pé (acompanhando ao lado do cavalo) ou montado junto com a criança, para a correta execução dos diversos exercícios programados.

Quais os benefícios para a criança especial?

– Melhora da postura, pois, permite o alinhamento, controle e equilíbrio do tronco;

– Melhora a coordenação motora e a integração sensorial;

– Melhora o tônus muscular;

– Estimula as reações de ajuste corporal;

– Melhora a autoestima da criança;

– Durante o tratamento, os fisioterapeutas estimulam a linguagem da criança, o tato, memória e concentração, orientação no espaço, percepção visual e auditiva;

– Diminui agressividade e torna a criança mais sociável.

Quais as principais indicações?

A equoterapia é indicada para crianças portadoras de:

– Paralisia cerebral;

– Autismo;

– Crianças com atraso do desenvolvimento motor;

– Síndrome de Down;

– Déficit de atenção e hiperatividade.

Existem contraindicações ao método?

Como todas as modalidades de tratamento existentes, sempre existem contraindicações sendo as principais:

– Subluxação e luxação dos quadris;

– Escoliose estrutural acima de 30 graus;

– Alergia ao pelo do cavalo;

– Medo excessivo que coloque em risco a segurança da criança.

Conclusões:

A equoterapia é uma forma de reabilitação, segura e eficaz, para crianças com necessidades especiais, que usa técnicas de equitação para a aquisição de aptidões motoras.  Serve para alinhamentos articulares com principal atenção para coluna vertebral e para os quadris.

Antes de começar o tratamento, faça uma completa avaliação ortopédica para garantir a segurança da criança. Muitas vezes, além do exame físico ortopédico é necessária a avaliação com exames de imagem dos segmentos referidos, antes de começar o tratamento.

Caso tenha interesse, você pode se inscrever gratuitamente na nossa lista e ser notificado sobre as próximas publicações da categoria Paralisia Cerebral. Para isso, basta clicar no botão abaixo e deixar seu e-mail.

Dr. Maurício Rangel é formado em Medicina pela Faculdade Souza Marques (1994) e médico Ortopedista Pediátrico. Trabalha atualmente em consultórios com atendimento ambulatorial e cirurgias ortopédicas pediátricas eletivas. Especialista em diversas patologias musculoesqueléticas em crianças e adolescentes e cirurgias relacionadas.

Consultório: Barra Life

Av. Armando Lombardi, 1000 – sala 231, bloco 2 -Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – Brasil

Telefone para contato: 3264-2232/ 3264-2239