Kinesio Taping em Crianças com Paralisia Cerebral

O que é Paralisia Cerebral (PC)?

A Paralisia Cerebral é uma desordem não progressiva do Sistema Nervoso Central Imaturo e em Desenvolvimento, que prejudica a coordenação motora da criança de forma permanente, causando limitações em suas atividades de vida diária. No Brasil existem 30.000 á 40.000 novos casos por ano.

A fisioterapia buscando novas técnicas

Para que estas crianças sejam estimuladas durante o seu desenvolvimento neuropsicomotor, a fisioterapia utiliza diversas estratégias de reabilitação, e a Kinesio Taping (aquelas tirinhas elásticas coloridas que vemos na TV) criada por Kenzo Kase é uma das técnicas promissoras para indivíduos com alterações neurológicas, alguns estudos já comprovam que a KT eleva a ativação dos músculos, como por exemplo  o M. reto femoral. Vale a pena comentar que a KT tem sido eficaz também no controle de deglutição da saliva (Sialorreia).

Existe diferença entre as cores da bandagem?

Não há diferença física ou química entre as cores. O efeito é o mesmo.

O Kinesio Taping permite liberdade de movimento e funciona como uma bomba estimulando a circulação linfática. É uma terapia mecânica, sem medicamento, livres de látex, aderentes a pele, de material ondulado, que se ativa pelo calor do corpo. A KT é uma bandagem elástica hipoalérgica, de secagem rápida e de grande durabilidade.

Funciona?

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) consideram a hipótese de que a KT promova uma estimulação sensorial durante a sua aplicação sobre a epiderme (camada mais superficial da pele) aumentando as aferências para o sistema somatosensorial. Acredita-se que desta forma, ocorrerá à estimulação de mecanorreceptores cutâneos, chamados receptores de Ruffini, os quais são ativados pela pressão e estiramento da pele. Entretanto, não há comprovação científica da ativação deste mecanismo por meio da aplicação da KT.

A Revista Científica “ Developmental Neurology and Child Development”. Publicou em 2014 um artigo sobre os efeitos da KT nas funções corporais de crianças com PC Espástica Unilateral, no qual concluíram que KT é uma abordagem complementar para aumentar a resposta proprioceptiva, a aptidão física, função motora grossa, e as atividades de vida diária.

Muitos estudos têm explorado essa técnica em diversas reabilitações, eu gosto de pensar que estamos em constante aprendizado e diante de várias técnicas que podem ser revolucionárias, eu uso a KT associada às minhas condutas e, por mais que ainda nenhum trabalho científico conseguiu demonstrar um real benefício, eu presencio evoluções associadas à KT.

Importante:
As bandagens funcionais e terapêuticas só devem ser aplicadas por profissional terapêuta habilitado e treinado no método, e não devem ser reutilizadas.

“Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível.”

Charles Chaplin

Caso tenha interesse, você pode se inscrever gratuitamente na nossa lista e ser notificado sobre as próximas publicações da categoria Paralisia Cerebral. Para isso, basta clicar no botão abaixo e deixar seu e-mail.

Bruna Fiusa, Fisioterapeuta formada pela Universidade Anhanguera de Piracicaba (2012). Trabalha como Fisioterapeuta Neurofuncional na Associação de pais e amigos dos Excepcionais de Iperó SP, faz atendimento a domicílio e em seu consultório na cidade de Tatuí SP. Trabalha atualmente com Uroginecologia, com o foco em crianças hiperativas. Também realiza Grupos Terapêuticos femininos para fortalecimento do Períneo. Ministra palestras em escolas, empresas, eventos beneficentes e grupos particulares (os temas podem variar de acordo com a necessidade).

Consultório:  Tatuí, São Paulo.

Telefone para contato: (15) 99175-4039