A importância da Fisioterapia na saúde escolar

A Fisioterapia na Saúde Escolar ainda é pouco comentada e tem pouco foco de atuação.

Esta área da fisioterapia atua no cuidado integral da saúde escolar, principalmente na construção e condução de programas que desenvolvem  tratamentos para auxiliar no ajustamento  do aluno  ao ambiente de ensino (tratamento conhecido como ergonomia escolar). Estes programas também alertam quanto aos desvios de postura e reforçam a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais.

A ação do profissional fisioterapeuta em escolas é de extrema importância, tendo em vista que a Fisioterapia na Saúde Escolar auxilia na pesagem de mochilas, bolsas e sacolas dos alunos para medir a quantidade de carga excessiva.

Além disso, a Fisioterapia promove  um diferencial na área educacional por meio de suas habilidades profissionais, pois auxilia no conhecimento dos problemas da criança por parte da equipe escolar, dos seus responsáveis e a ajuda no seu processo de aprendizagem  através de um diagnóstico fisioterapêutico chamado Diagnóstico Cinesiológico Funcional.

Dito isto, o fisioterapeuta elabora um programa preventivo de orientações a crianças e adolescentes, contendo informações sobre como tomar cuidado com a postura, como adequar o corpo a uma mobília  imperfeita, entre outros. Este trabalho ajuda na divulgação do conhecimento e na reflexão  para que no futuro elas não apresentem alterações posturais.

Essa intervenção fisioterapêutica ainda pode colaborar para o  processo de interação social entre as crianças, contendo benefícios, uma vez que promoverá mais inserção na turma e poderá resultar na  inibição da timidez, da hiperatividade ou da apresentação de outros transtornos como o déficit de atenção.

Pretendemos ainda, estimular essa reflexão na comunidade acadêmica e aos profissionais de saúde, visando a melhoria da saúde dos escolares, de maneira multidisciplinar, mantendo a boa funcionalidade do corpo.

O PAPEL DO FISIOTERAPEUTA NA SAÚDE ESCOLAR

O fisioterapeuta, em ambiente escolar, vem atuando na promoção da saúde, na prevenção de problemas físicos ou orgânicos e no incremento de diagnósticos funcionais para elaborar o tratamento.

As causas para esses problemas posturais são variados e  precisam ser levadas em consideração atributos pessoais e a realização das atividades na vida cotidiana.

Por meio de um programa preventivo, a Fisioterapia pode gerar a diminuição das alterações posturais, fornecendo elementos quanto à postura correta.

O fato das crianças continuarem por várias horas sentadas com uma postura incorreta, fazendo uso de mobiliários impróprios, gera uma necessidade imediata em se conseguir um trabalho de direção postural para prevenirmos determinadas modificações negativas com o passar do tempo.

 

Dentro de prevenção primária, o fisioterapeuta deve atuar junto à escola, levando a conscientização dos problemas de má postura.

 

Algumas orientações preventivas podem estar sendo englobadas:

  1. Levantar, transportar e depositar adequadamente qualquer tipo de material;

  2. Evitar excesso de peso na bolsa ou mochila;

  3. Orientar quanto às posturas adequadas durante a realização de cada atividade;

  4. Não sobrecarregar crianças e adolescente com excesso de atividade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os fisioterapeutas são profissionais certificados, habilitados e capacitados para trabalhar a prevenção e a recuperação corporal, de forma integrada com outros profissionais da saúde.

Nas escolas, proporcionam papel fundamental para seguir o crescimento e o desenvolvimento corporal de crianças e adolescentes.

Sendo assim, concluiu-se que a avaliação postural nas escolas, realizada por profissionais fisioterapeutas pode contribuir para a sociedade em que vivemos, prevenindo doenças futuras, aperfeiçoando o rendimento do aluno e promovendo o seu bem-estar físico e emocional.

Espera-se, com este texto, incentivar a consolidação da ação da fisioterapia nas escolas, assim como ampliar a inclusão do profissional fisioterapeuta nesta área.

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Felipe Ricardo – Fisioterapeuta – CREFITO 14/235419. Representante titular do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região, CREFITO-14 no Núcleo de Apoio Técnico ao Magistrado-NATEM. Representante titular do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região, CREFITO-14 no Conselho Estadual de Saúde do Piauí CES/PI

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