Novembro: Mês Internacional de Conscientização sobre a Prematuridade

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Segundo dados do UNICEF e do Ministério da Saúde, 11,7% de todos os partos realizados no país são prematuros.

Este percentual coloca o Brasil na décima posição entre os países onde mais nascem crianças antes de 37 semanas de gestação, contabilizando quase 300 mil nascimentos prematuros todos os anos..

E por que precisamos falar de prematuridade?

A prematuridade é um grande problema de saúde pública no nosso país.

Dados do próprio Ministério da Saúde afirmam que a o nascimento prematuro está ligado a 53% dos óbitos no primeiro ano de vida.

Além do risco de morte, o nascimento antecipado deixa sequelas psicológicas permanentes para os pais e pode acarretar danos incapacitantes aos bebês.

Muitas mães e pais acabam também abandonando seus empregos para dedicarem-se aos filhos, que precisam de cuidados especiais quando têm alta hospitalar.

Apesar do elevado número de nascimentos prematuros em nosso país, é grande a desinformação sobre o tema. Grande parte da população não está ciente da importância do assunto e de que medidas simples poderiam ajudar a diminuir as taxas de prematuridade por aqui.

Todos os anos no dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Prematuridade, que tem como objetivo alertar sobre o crescente número de partos prematuros e informar sobre as consequências para o bebê, sua família e a sociedade.

No mundo todo, monumentos e prédios históricos são iluminados de roxo, cor-símbolo da causa. No Brasil, a data ainda não foi incorporada ao calendário oficial do Ministério da Saúde.

Para lutar pelos interesses e pelo bem-estar dos prematuros e suas famíias em todo Brasil e realizar ações que impactem nas nossas taxas de prematuridade, surgiu a Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – Prematuridade.com

A ONG, com sede em Porto Alegre, foi fundada em Novembro de 2014 e atua em nível nacional.

Uma das iniciativas da Associação é a criação de uma frente parlamentar em defesa da causa dos prematuros.

Também recentemente foi aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal (CAS-SF) a realização de uma audiência pública para falar sobre prematuridade.

Para saber mais sobre o trabalho da entidade e como apoiar, acesse: www.prematuridade.com ou acompanhe pelo Facebook: fb.com/prematuridade

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_separator color=”custom” accent_color=”#ea357e”][vc_single_image image=”2273″ style=”vc_box_circle_2″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – Prematuridade.com é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é representar os interesses e lutar pelos direitos e pelo bem-estar dos bebês prematuros e suas famílias, além de realizar ações que visem diminuir a incidência da prematuridade no Brasil.

Nossa visão é sermos um agente transformador de referência internacional, impactando nas taxas de prematuridade no Brasil e na melhoria do cuidado/tratamento oferecido aos bebês prematuros e suas famílias.

Para saber mais sobre o trabalho da entidade e como apoiar, acesse:

www.prematuridade.com ou acompanhe pelo Facebook: www.fb.com/prematuridade

[/vc_column_text][vc_raw_html]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[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_facebook][vc_tweetmeme][vc_googleplus annotation=”inline”][/vc_column][/vc_row]